Como escolher a coifa certa para sua casa.

Como escolher a coifa certa para sua casa.

Fumaça, cheiro de frituras e demais odores não precisam ser a realidade de sua cozinha. Com a função de manter o ar da sua cozinha sempre limpinho e renovado, as coifas são itens muito importantes para quem cozinha com frequência.

Sendo cada vez mais procuradas, existem diversas opções de coifas disponíveis no mercado atualmente. Com modelos diferenciados e modernos, estes produtos trazem, além de conforto olfativo, um toque de decoração ao ambiente.

Entretanto, antes de instalar uma coifa é necessário levar em consideração, aspectos técnicos que farão toda a diferença no desempenho da coifa:

Tamanho de coifa para escolher Tenha em mente que antes de definir a compra de um dos modelos de coifa disponíveis no mercado, você terá que decidir sobre o fogão. Isso porque, o tamanho da coifa está diretamente relacionado ao tamanho do fogão.

Tipo de Coifa: ilha ou parede?

As coifas podem ser instaladas no centro da cozinha ou coladas à parede, sendo denominadas tecnicamente como: coifa de ilha ou coifa de parede. As coifas do tipo ilha podem ser instaladas isoladas, no meio do espaço da cozinha, sobre fogões ou cooktops montados em ilhas (estilo cozinha americana).

Esse tipo de disposição, comum em cozinhas mais amplas, facilita o acesso à mesa do fogão e valoriza o ambiente. Nesse caso, a fixação das coifas é feita no teto da cozinha, onde é necessário existir uma estrutura compatível ou ser conectado a uma saída também no teto da cozinha.

Por conta do peso, elas devem ser instaladas diretamente no teto e jamais no forro de gesso ou madeira. Já as coifas do tipo parede são as mais encontradas no mercado. Neste sistema, a coifa é instalada em uma parede da cozinha, sobre o fogão. A exaustão poderá ser feita através de dutos com saída na parede, no teto ou em caso de maiores distâncias, os mesmos podem ser instalados sobre rebaixos de gesso ou outros materiais. Um cuidado importante: ela deve estar a pelo menos 50mm de distância de paredes laterais ou armários.



Abrir
Fale conosco!